1 de maio de 2008

Dia do Trabalhador

Pronunciamento feito pela Deputada Federal, Rebecca Garcia, do Partido Progressista (PP), do Amazonas, no Plenário da Câmara dos Deputados, dia 30 de abril de 2008, sobre o Dia do Trabalhador.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

No dia 1º de maio comemora-se o Dia do Trabalhador. Neste dia, deveríamos lembrar de nossa caminhada em busca do primeiro emprego, das emoções e inseguranças do 1º dia de trabalho, dos projetos desenvolvidos em nossas jornadas de vida. Deveria ser o dia em que todos comemorassem a alegria de ter um emprego, de ter uma fonte de renda para sustentar as necessidades do dia a dia e, ainda, renovar as expectativas para acreditar nos sonhos e ganhar ânimo para lutar pela realização dos mesmos.

Infelizmente, não é esse cenário que vemos no decorrer dos anos. O Dia do Trabalho vem se tornando, cada vez mais, um dia amargurante para muitas famílias. Enquanto um trabalhador brasileiro comemora o aumento de salário, outros tantos demonstram inquietação e cansaço de andar dias inteiros em busca de emprego e se depararem sempre com a mesma resposta negativa.

A sociedade brasileira é marcada por momentos de grandes conquistas e o ser humano necessita do sentimento de auto realização para contribuir com o desenvolvimento dessas conquistas. Constantemente me pergunto, o que nós, enquanto cidadãos e representantes do povo, podemos fazer para mudar esse quadro? Dificilmente, se perguntássemos uns aos outros, conseguiríamos responder tal pergunta, porque essa não é a nossa realidade. Não convivemos diretamente com este fato. Recebemos todos os meses o nosso salário e temos condições de sustentar nossas famílias. Mas temos a obrigação moral e social de buscar respostas, porque não podemos fechar os olhos para todos essas pessoas que sofrem todos os dias na busca de emprego.

A situação está de um jeito em que a população brasileira está perdendo a coragem de ir à luta. Está perdendo a vontade de agir, de levantar da cadeira e ir atrás de uma vida melhor. Está deixando de lado a vontade de fazer valer a pena. Isso porque não existe mais a crença em um mundo melhor. E essa falta de credibilidade é porque nós estamos esquecendo de olhar para o lado e nos preocuparmos com o que o outro está passando. Estamos preocupados apenas com as nossas vidas, nossos parentes, nossas realizações, esquecendo que há pessoas ao nosso redor que precisam de uma palavra motivadora, de um apoio para acreditar. Até as crianças estão deixando de lado seus sonhos infantis de profissões fantásticas, desejando apenas que, no futuro, elas tenham a sorte de ter qualquer emprego para garantir o alimento do dia a dia.

Essa não é a realidade que nós, parlamentares, queremos e buscamos para o nosso país. A essência do homo sapiens é a sabedoria. É ter a capacidade de usar a imaginação e a inteligência para lutar e acreditar em um futuro melhor. É juntar o fato que vivemos no presente, amarrar as atitudes tomadas no passado e lançar-se ao futuro na procura de fazer diferente. De acertar onde um dia erramos.

Neste dia, gostaria de parabenizar cada trabalhador brasileiro. Cada cidadão, que acorda antes do dia raiar, enfrenta ônibus lotados, grandes engarrafamentos e, por vezes, até anda vários quilômetros para chegar até o seu emprego. Esse cidadão que, mesmo com todas essas dificuldades, chega no local de trabalho e encaminha o dia da melhor maneira possível, com responsabilidade e alegria. E, a noite, quando retorna ao lar, agradece por ter condições de dar o que comer para sua família.

Aos trabalhadores brasileiros o meu voto de felicidades. E àqueles que estão em busca de emprego, desejo força para continuar na batalha, que, com certeza, ela será vitoriosa no final. E que possamos a cada dia estar mais unidos em prol do crescimento do nosso país.

Muito obrigada!