5 de maio de 2008

Empresas que investem em um mundo melhor

As empresas Banco Real e Pão de Açúcar estão empenhadas na luta pelo meio ambiente. Com a ajuda delas, os cidadãos têm aonde depositar pilhas e baterias usadas e óleo de cozinha sem prejudicar o meio ambiente.

Papa-pilhas

O Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias, Papa-Pilhas, do Banco Real, recolhe e se encarrega da reciclagem de todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis. Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa-Pilhas.

Depositadas em lixões e aterros sanitários comuns, as pilhas e baterias usadas podem vazar e prejudicar o meio ambiente. Elas contêm materiais tóxicos, entre eles cádmio, mercúrio, níquel, chumbo, que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, causando danos aos animais e pessoas, provocando até problemas sérios de saúde.

Para mais informações, acesse:
http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade/o_que_fazemos/praticas_de_gestao/tpl_sustentabilidade_quefazemos_gestao_ecoeficiencia_papapilhas.shtm

Reciclagem de óleo de cozinha

Muitas pessoas não sabem, mas a prática de jogar óleo de cozinha usado no ralo da pia da cozinha é muito prejudicial ao meio ambiente. Apenas um litro de óleo derramado é suficiente para poluir cerca de um milhão de litros de água, aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos de vida. E a poluição provocada pelo óleo, ainda pode promover a impermeabilização de leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Diante disto, a Lojas do Grupo Pão de Açúcar, que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, estão recebendo também óleo usado para dar o encaminhamento correto ao descarte do material. Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.

Para mais informações, acesse:
http://www.grupopaodeacucar.com.br/meioambiente