25 de maio de 2008

Investindo na Juventude Cientista

Estão abertas as inscrições para o XXIII Prêmio Jovem Cientista, que traz, esse ano, o tema Educação para reduzir as desigualdades sociais. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Grupo Gerdau e da Fundação Roberto Marinho. Ele existe desde 1981 e estimula a pesquisa, revela talentos e investe em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

Este ano, eles irão tratar de um problema que é um obstáculo para o desenvolvimento do país há muito anos. De acordo o Relatório do Desenvolvimento Humano de 2006, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é a 10ª nação mais desigual do mundo e o 69º no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A situação gera para a sociedade vários problemas, entre eles, a violência que está presente em todas as classes sociais.

O estímulo da discussão e da criação de trabalhos que podem se transformar em soluções é muito importante para desenvolvimento de estratégias que diminuam as barreiras e diferenças sociais. A união de esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade para a implementação de políticas públicas e projetos que ajudem no desenvolvimento da educação e na redução do analfabetismo é um dos caminhos para se alcançar uma linearidade.

O país tem que começar a investir e incentivar mais as pesquisas nacionais e o Prêmio é uma grande oportunidade para aqueles que ainda não começaram ou estão no início da carreira de pesquisador. As inscrições vão até 8 de agosto de 2008. Para mais informações acesse: www.jovemcientista.cnpq.br