Na quinta-feira (5), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) realizará, às 10 horas, uma Audiência Pública para discutir a administração de uma estrutura para levar a banda larga a todo o pais. Solicitei esta Audiência com o intuito de reforçar este debate, para que, com a maior brevidade possível, a maioria da sociedade brasileira consiga ter acesso à internet em alta velocidade.
O maior desafio dessa discussão é levantar as possibilidades de levar a internet banda larga para a Região Norte. Por exemplo, Manaus, um dos municípios mais importantes economicamente para o país, possui um dos serviços de internet mais precários prestados a uma capital de Estado e o mais caro de todo o Brasil.
Espero que a Audiência Pública faça com que o governo invista alto em comunicação na Região, que não pode continuar à mercê da boa vontade de operadoras de telecomunicações. É uma oportunidade única para solucionarmos o problema e vamos torcer para que o resultado vá de encontro ao grande desejo da população amazonense.
Participarão do debate o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Eduardo Fumes Parajo, o chefe de gabinete-adjunto de Agenda da Presidência da República, Cézar Alvarez, o presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), Jorge da Motta e Silva e o presidente da Associação Nacional dos Profissionais e Usuários das Telecomunicações Brasileiras (Protelecom), Clemilton Saraiva dos Santos.