30 de setembro de 2008

Frencoop teve papel importante na liberação do crédito consignado

Com o novo decreto, as cooperativas poderão atender melhor seus cooperados

Com forte atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e apoio de membros da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o governo federal se sensibilizou para a necessidade de alteração do Decreto 6.386/08. A referida legislação criava dificuldades para as cooperativas de crédito oferecerem crédito consignado, ao exigir que os sócios deveriam ser, exclusivamente, servidores públicos federais. A participação do deputado federal Arnaldo Jardim, coordenador do Ramo Crédito na Frencoop, foi decisiva na interlocução com o Executivo.

Com a publicação do Decreto 6.574/08, no Diário Oficial da União, no último dia 22 de setembro, as cooperativas poderão atender melhor seus cooperados. Na avaliação da OCB, a redação anterior, que havia sido publicada em fevereiro último, era contrária ao esforço do segmento e do próprio governo em fomentar e fortalecer o cooperativismo de crédito no País. Isto porque restringia a capacidade de atuação das cooperativas, não permitindo ainda a formação de um quadro de associados diversificado.

Nos últimos meses, dezenas de cooperativas de crédito brasileiras tiveram dificuldades para atender seus associados, pois suas solicitações de consignação eram negadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Fonte: OCB/Ocesp