29 de outubro de 2008

Serviço permite acompanhar atuação de deputado por e-mail

Câmara lançou projeto 'Acompanhe seu deputado' para envio de boletins.

São enviadas informações como projetos propostos, discursos e votações.

A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (28) um serviço que permite acompanhar a atuação dos parlamentares por e-mail. Chamado de “Acompanhe seu deputado”, o projeto possibilita que qualquer pessoa receba informações sobre como determinado deputado votou um projeto, discursos que fez, projetos apresentados, se trocou de partido e notícias dos veículos de imprensa da Casa.

Um dos objetivos do serviço é facilitar o acompanhamento da atuação do parlamentar. “É muito comum que as pessoas se esqueçam em quem votaram. Vai passando os anos e a pessoa esquece em quem votou. É um serviço pode ajudar que isso não aconteça”, diz o diretor do Centro de Informática da Câmara, Fernando Torres.

As informações enviadas pelo boletim já são disponibilizadas no site da Casa. “A pessoa teria que entrar constantemente para verificar se tem um discurso novo, um projeto de lei novo apresentado pelo deputado. Dessa forma, a pessoa entra, seleciona o deputado ou deputados em quem que tem interesse e passa a receber um boletim com as formas de atuação do parlamentar”, explica.

Para se cadastrar, é preciso acessar o site da Câmara (www.camara.gov.br) e clicar em “Deputados” ou “Transparência”. No cadastro, é possível selecionar um deputado ou mais de um deputado e as informações que a pessoa deseja receber. O boletim será enviado a cada 15 dias.
O deputado que quiser poderá ter acrescentado, ao fim do boletim, um link para sua página institucional ou pessoal. “O trabalho parlamentar não está restrito à atuação na Câmara, é também a atuação nos estados e municípios”, diz Torres.

A Câmara já possui um serviço de acompanhamento de projetos de lei. A tramitação é enviada por e-mail para quem se cadastra. O serviço, disponível desde 2001, tem cerca de 100 mil usuários. Para o próximo ano, a idéia é lançar o acompanhamento da execução do Orçamento da União por e-mail.

Fonte: G1