A deputada Rebecca Garcia recebeu na quarta-feira (12), em seu gabinete, a visita de representantes da Associação dos transplantados e portadores de doenças hepáticas do Amazonas (Transplante-AM). O presidente da associação, Rildo Soares, comentou que atualmente o estado tem 300 mil pessoas portadoras de doenças hepáticas e afirma que se for feita uma investigação maior, esse número triplicará. “A situação no Amazonas é muito grave. No ranking mundial, somos o segundo colocado no número de portadores, só perdemos para a Malásia. Algo tem que ser feito para mudar essa situação”, afirma Rildo.
Rildo alertou para a necessidade da criação de um Centro de Transplantes no Estado. Segundo ele, a região não possui nenhum hospital capacitado para realizar as operações. “São mais de mil pessoas na fila de espera de rins e fígados em Manaus. Os que já conseguiram transplantes tiveram que ser operados em outros estados. Até os exames periódicos são feitos fora do Amazonas.”
Além da falta de hospital e dos problemas de infra-estrutura, o presidente falou sobre a dificuldade na aquisição de medicamentos. A deputada Rebecca Garcia se comprometeu em interceder para agendar uma audiência com o governador do estado, Eduardo Braga, e uma com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para tentar buscar formas de melhorar a situação. “A saúde tem representado um problema muito grave no Amazonas e não pode continuar assim. Estamos falando da vida, o bem maior do ser humano. Não podemos mais permitir que amazonenses faleçam de doenças como essas”, afirma Rebecca.
13 de novembro de 2008
quinta-feira, novembro 13, 2008