27 de novembro de 2008

Rebecca defende união do interior por Estado mais justo

Desenvolver o Amazonas, explorando as potencialidades econômicas de cada região do Estado. Esse é o projeto que a deputada federal e economista Rebecca Garcia (PP) está elaborando, com a ajuda de técnicos, para apresentar como alternativa de desenvolvimento aos municípios do interior.

A parlamentar amazonense falou sobre esse trabalho ao ser homenageada pela Associação dos Municípios de Manaus, quarta-feira à noite, no Tropical Hotel, no encerramento do encontro "Novos Gestores", organizado pela Confederação Nacional de Municípios. Rebecca foi considerada uma parlamentar atuante em defesa dos municípios amazonenses, com 100% das emendas aprovadas, liberando recursos para obras importantes em várias cidades do interior.

Rebecca disse, em seu discurso de agradecimento, que é preciso fortalecer a Associação dos Municípios, lutar pela eleição de mais deputados por região nas calhas do Amazonas, "no Purús, no Juruá", para que o interior possa ter "vez e voz" no Legislativo e força para reivindicar junto ao Executivo. "Somente assim será possível romper com o isolamento e ser respeitado como um todo, sem discriminação, sem favorecimentos, com o poder mais descentralizado", afirmou. "Esse é o caminho para um Estado mais justo. Quando melhorarmos a qualidade de vida dos municípios, vamos concentrar mais o homem no interior e melhorar também a qualidade de vida na capital", acrescentou, sob aplausos.

A deputada amazonense disse que essa é uma de suas principais bandeiras e que vai lutar sempre pelos municípios, direcionando as emendas para o interior do Estado. "É importante, no entanto, que se coloquem em dia as contas dos municípios, regularizando-se a situação de cada um, tirando-os da inadimplência e colocando-os aptos a receber recursos."

Rebecca destacou também a importância de os prefeitos deixarem de pensar apenas como políticos e se cercar de profissionais capacitados e técnicos. "É importante investir na qualificação das pessoas para assegurar um trabalho bem feito. Esse seria o primeiro passo para a elaboração de bons projetos, sem erros que às vezes privam o município e sua população de verbas importantes para o seu desenvolvimento."

A parlamentar lembrou que a renovação nas prefeituras do interior nas últimas eleições foi grande (40%) e que "é hora de começar do zero". "Nós queremos ver o nosso Estado crescer, o nosso Estado gerar renda, o nosso Estado seguir seu caminho de grandeza", afirmou.

Aos prefeitos que perguntaram à parlamentar se ela vai brigar com o mesmo afinco também pelos municípios que tiveram prefeitos eleitos adversários daqueles com os quais ela subiu no palanque, Rebecca respondeu: "Quem me elegeu foi o povo. Não é por ter ocupado palanque diferente que vou deixar de apoiar. Esse tipo de reação não existe em meu sentimento".

Como exemplo sobre o que acabara de falar, Rebecca disse que votou algumas vezes contra a base aliada do Governo Federal, a qual pertence, por entender que estava sendo justa ao apoiar projetos de interesse dos municípios brasileiros. "Não foi à toa que consegui liberar 100% das emendas. Foi porque mantive a coerência."

A deputada disse ainda que vai defender a descentralização do Pólo Industrial de Manaus (PIM), para que indústrias de determinados setores, como o de cosméticos, por exemplo, possam se instalar em determinados municípios do interior. "Não se pode concentrar tudo em Manaus. A cidade vive hoje os graves problemas de uma metrópole que não se planejou", concluiu.