4 de junho de 2009

Homenagem ao meio ambiente

Diante dos olhinhos atentos de várias crianças, deputados e senadores homenagearam o Dia Mundial do Meio Ambiente, na terça-feira (02), em Sessão Solene conjunta no Plenário do Senado Federal. Estudantes do ensino fundamental do Distrito Federal prestigiaram o evento e vieram ao Congresso mostrar que estão preocupados com o legado ambiental que os adultos estão deixando para eles.

O futuro do meio ambiente e a necessidade de o ser humano prestar atenção nos avisos que a natureza vem mandando por meio de desastres naturais foram os principais temas do evento. Este ano, o tema comemorativo do Dia Mundial é: Seu planeta precisa de você: unidos contra as mudanças climáticas. De acordo com a deputada Rebecca, a temática reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para erradicar a pobreza e para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais.

Em seu discurso, a deputada ressaltou as conquistas obtidas no Brasil, nas últimas décadas, em relação ao meio ambiente, especialmente na área legislativa. Porém, reconheceu que ainda são necessárias muitas mudanças. Citou graves problemas ambientais como: o desmatamento e queimada das áreas de floresta; a extinção de espécies nativas; o crescimento desordenado das cidades; as práticas agrícolas insustentáveis; a erosão, poluição e degradação dos solos; e a desertificação. “E o que é mais triste pensar, é que esses são apenas alguns exemplos. Poderia ficar horas nessa tribuna falando de problemas ambientais ainda muito comuns no Brasil”, ressalta Rebecca.

Segundo a parlamentar, para fazer frente às graves ameaças ambientais no nosso país é necessário colocar em prática o já tão falado desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade ambiental. “Esta não é uma tarefa fácil, demanda muita criatividade, bom senso e vontade política. O mundo está caminhando na direção do desenvolvimento sustentável e o Brasil não pode estar na contramão. Nós, que representamos o Legislativo, temos que parar e ouvir o que os especialistas e a opinião pública têm a dizer. Precisamos ouvir essas vozes e agir rapidamente para preservar o que ainda temos, antes que tenhamos que correr atrás para recuperar o tempo perdido e toda a destruição causada”, afirmou a parlamentar em seu discurso.


Resex - O presidente da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), pediu a imediata criação de unidades de conservação e de reservas extrativistas, cujos projetos estão engavetados na Casa Civil, desde 1997. Ele disse que, enquanto se aguarda a aprovação de uma lei sobre o assunto, as reservas estão sendo degradadas por garimpeiros e as unidades de conservação não podem cumprir suas metas de preservação de biodiversidade e das nascentes de rios. Saiba mais


Foto2: Rodolfo Stuckert (Ag. Câmara)