7 de julho de 2009

Cooperativismo festeja 10 anos no AM

Em jantar comemorativo realizado no último sábado, a deputada Rebecca Garcia foi uma das homenageadas pela entidade

Num País cuja fórmula de desenvolvimento se baseia numa economia capitalista, na qual vence o mais forte, unir forças em prol de um objetivo comum pode ajudar os mais fracos a ingressarem ou mesmo sobreviverem no mercado. Essa é ótica do cooperativismo.

No último sábado (04), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop-AM), comemorou os 10 anos de atividades no Estado em grande estilo: “homenageando personalidades públicas que contribuíram de fato para o crescimento da área no último ano”, disse o presidente Petrúcio Magalhães Júnior.

Em todo o mundo, mais de 800 milhões de pessoas são beneficiadas por ações ligadas ao cooperativismo. E os números não param por ai. Treze setores estão ligados diretamente às ações do setor, que tem 7,6 milhões de associados. A alimentação, por exemplo, é abastecida, nacionalmente, quase que exclusivamente pelas organizações cooperativistas.

Todos os anos, a Sescoop concede o mérito cooperativista a duas importantes pessoas: um representante da sociedade e outro do próprio sistema cooperativista. Em 2009, a deputada federal Rebecca Garcia foi homenageada pela sua posição atuante em defesa do setor no Congresso. “Nunca antes a frente parlamentar cooperativista foi representada por um político do norte ou nordeste”, enfatizou Petrúcio, referindo-se ao fato de a deputada ocupar a secretaria geral adjunta da Frencoop, sendo a primeira mulher eleita para o cargo.

“Acreditamos que o cooperativismo seja realmente algo que contribui para o crescimento e fortalecimento do País, sendo considerado uma solução para a descentralização da economia. No nosso Estado, é importante que façamos vazar o recurso da capital para o interior. E ações cooperativistas vêm somar nesse sentido”, disse Rebecca.

Para a deputada, o fato de, pela primeira vez, a Frencoop possuir na direção uma parlamentar do Norte é motivo demonstra reconhecimento pelo trabalho do cooperativismo praticado no Amazonas. “Agora, o nosso Estado tem voz e vez. Isso graças ao Sescoop-AM”, comemora a homenageada.

Serviço:
A Sescoop funciona na Av. Carvalho Leal, 1154, Cachoeirinha.
CEP: 69065-000. Manaus-AM.
Fones: (92) 3611-2226.