Em uma sessão repleta de emoções, o plenário do Senado Federal homenageou a memória, na terça-feira (27), o ex-senador e ex-governador do Estado do Amazonas Gilberto Mestrinho, falecido no último dia 19 de julho, aos 81 anos. Além dos parlamentares amazonenses, senadores de Minas Gerais, São Paulo, Rondônia e outros estados fizeram discursos exaltando a história política de Mestrinho.
Mestrinho era um político apaixonado pelo Amazonas. Começou sua carreira política aos 28 anos, quando eleito prefeito de Manaus. A partir daí dedicou uma vida inteira à política, foi governador do estado por três vezes – de 1959 a 1963, de 1983 a 1987 e de 1991 a 1995 – deputado federal e senador, cargo que ocupou de 1999 a 2007. O ex-governador, filho de mãe índia e pai cearense, nasceu em Manaus em 1928 e era um amazonense de coração, que tinha como foco principal de seu trabalho o homem e a mulher da Amazônia e a busca pelo desenvolvimento sustentável da floresta, que é hoje tão falado.
Trecho do discurso da deputada Rebecca Garcia: “Ao invés de fazer discurso, preferi falar sobre a minha experiência pessoal com Gilberto Mestrinho. Gostaria de destacar quatro momentos em que estive com ele, que marcaram a minha vida com diferentes lições. No primeiro deles, tinha nove anos e, observando aquele homem que acabara de conhecer, aprendi que acima de qualquer coisa está a humildade. Ele não usava sua importância política para tentar ser superior a ninguém. Depois, já na faculdade, o encontrei em Boston e vendo uma outra pessoa falar sobre ele, senti orgulho dele e orgulho de ter nascido nesse lugar tão distante e de tão difícil acesso, mas com enormes possibilidades de crescimento e desenvolvimento. O terceiro eu o recebi na TV Rio Negro e conversamos por mais de uma hora. Ali eu aprendi que a política deve ser construída dessa maneira: subimos no palanque, falamos mal do adversário, mas depois, sentamos com ele para falar sobre os problemas da cidade e as possíveis soluções. A gente pode ter divergências, mas temos um objetivo em comum, que é fazer crescer e engrandecer a nossa terra. Depois disso, destaco a minha campanha em 2006 que tive a oportunidade de trabalhar ao lado deste mestre e não tem sensação melhor do que saber que eu fui grata na hora que eu tinha que ser grata. Consegui agradecer a ele ainda em vida e agradeço isso todos os dias ao deitar a cabeça no travesseiro. Tenho muito orgulho de ter podido conhecê-lo! Todos nós do Amazonas temos muito orgulho de Gilberto Mestrinho!”