O II Encontro de Parlamentares do Amazonas foi promovido pela Comissão de Direitos da Mulher e da Família da Assembléia Legislativa do Estado, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim). O evento foi realizado nesta segunda-feira (23), no auditório Deputado Berlamino Lins, na Aleam. O encontro teve como tema “Políticas para as Mulheres: Compromisso de todas e todos”. Estiveram presentes diversas autoridades locais e de municípios do interior (Anamã, Itapiranga, Boa Vista do Ramos, Codajás e etc). Além de representantes de movimentos sociais, como a União Brasileira de Mulheres e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a subsecretária Aparecida Gonçalves.
“Nós vemos com muito compromisso e importância a participação do Amazonas na construção de novas políticas públicas no combate à violência contra a mulher. Essa é uma grande conquista, uma grande vitória para o povo deste Estado. E podemos dizer que o Amazonas é mais um agora na luta pelo bem estar da mulher”, disse Aparecida.
“Nós vemos com muito compromisso e importância a participação do Amazonas na construção de novas políticas públicas no combate à violência contra a mulher. Essa é uma grande conquista, uma grande vitória para o povo deste Estado. E podemos dizer que o Amazonas é mais um agora na luta pelo bem estar da mulher”, disse Aparecida.
O encontro foi aberto pela presidente da Comissão de Direitos da Mulher e da Família, deputada estadual Conceição Sampaio (PP/AM), que destacou o trabalho realizado nas cidades do interior do Estado. Ao todo, a Assembléia já conseguiu instalar comissões da mulher em mais de 20 municípios. “Essa atividade de instalar as comissões nas cidades é muito importante para toda a sociedade. Todas as questões relativas às mulheres acabam refletindo em toda a família. E nós parlamentares temos que zelar por isso. Precisamos cada vez mais discutir os problemas, mas também trazer soluções”, comentou Conceição.
Também foi anunciada a adesão do Amazonas ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Para a secretária executiva da Seas (Secretaria Estadual de Assistência Social), Graça Prola, a participação do Estado no Pacto vem a colaborar com a formação de uma rede cada vez mais forte de proteção às mulheres. “Toda a sociedade precisa tomar conhecimento sobre o pacto e o que ele representa, que é um avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres. Precisamos desenvolver até 2011 um conjunto de ações que vão ajudar a prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. Nós do Amazonas, só temos a ganhar com isso”, finalizou a secretária.
Durante as atividades do evento, foi realizada também a abertura da versão 2009 da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (que vai de 25 de novembro a 10 de dezembro).
A deputada federal Rebecca Garcia que participou do I Encontro de Parlamentares em 2007, quando o tema foi a Saúde da Mulher, também esteve presente na cerimônia. A parlamentar falou sobre a importância da participação de todos os segmentos da sociedade na luta por essa causa. “Nós do Amazonas nos sentimos orgulhosos, porque o Estado tem o comprometimento em combater à violência contra a mulher. Temos uma delegacia, temos uma defensoria pública especializada nesses casos. Então, vemos que a mulher é prioridade nesse governo”, disse Rebecca.
A deputada também destacou a necessidade de melhorias em alguns setores, como o da iluminação pública. “Já ficou comprovado que nos lugares onde existe menos iluminação, os índices de violência aumentam. E a mulher acaba sendo a maior vítima disso tudo. De acordo com pesquisas, 70% dos casos de violência contra os homens ocorrem nas ruas. Já 80% dos casos de mulheres agredidas, são realizadas dentro da própria casa. Queremos o bem estar da mulher é o bem estar da família. Tendo isso, teremos uma sociedade que vive em paz”, encerrou a deputada federal.
Escute aqui a reportagem sobre o Encontro