O título deste artigo seria totalmente vazio, não fosse o inusitado do que estamos assistindo nas câmaras municipais do interior amazonense. A deputada estadual Conceição Sampaio (PP) realiza, hoje, segunda-feira, o II Encontro de Parlamentares do Amazonas, com o tema "Políticas para as Mulheres: Compromisso de todas e todos". Sim, onde não há vereadoras, os próprios vereadores estão criando e presidindo as Comissões de Direitos da Mulher.
É a construção de uma união há muito sonhada. Os laços homem-mulher não podem se restringir ao casamento, mas se fortalecer nas ruas, na luta, no dia-a-dia do enfrentamento de preconceito e discriminação com que alguns setores da sociedade ainda tratam a mulher.
O encontro é promovido pela Comissão de Direitos da Mulher e da Família da Assembleia (CDMF-Aleam), presidido por Conceição, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e de movimentos como a União Brasileira de Mulheres (UBM). A subsecretária Aparecida Gonçalves representará a Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. E a gerente de projetos da SPM/PR, Elizabeth Saar, representante da mesma no Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, também confirmou presença.
Conceição transformou a Comissão em referência no combate à violência contra a mulher, ao lado dos movimentos sociais e de mulheres, bem como da Defensoria Pública, Ministério Público e toda a rede de proteção à mulher do Estado. Criou também o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), que funciona nas salas 205 e 207 da sede da Aleam, oferecendo apoio jurídico e psicossocial gratuitos.
A deputada e eu enviamos ofícios aos presidentes das 61 Câmaras Municipais do interior do Estado, obtendo a criação de várias comissões de direitos da mulher e da família. Conceição informa que 22 câmaras municipais já se comprometeram e 16 já instalaram suas comissões.
No evento de hoje, haverá o anúncio da adesão do Amazonas ao Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres e a abertura da versão 2009 da Campanha 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que começa dia 25 e vai até 10 de dezembro.
Estamos na luta.
Rebecca Garcia