2 de dezembro de 2009

Sipam realiza programa de palestras

O programa “Debate no Sipam” acontece uma vez por mês. Dessa vez, o evento foi realizado na quarta-feira (2), no Salão Anavilhanas, no Centro Regional do Sipam em Manaus. O tema do encontro foi a “Floresta Nacional do Purus”, ministrada pelo chefe da unidade de conservação, Flávio Paim.

Ao todo são aproximadamente 257 mil hectares de floresta e fica localizada no sul do Estado, entre os municípios de Boca do Acre e Pauini. A unidade foi criada em 1998 e teve seu Plano de Manejo recentemente aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Esse documento é imprescindível para o processo de gestão da unidade, que permite o uso múltiplo sustentável dos recursos naturais da floresta.

De acordo com Flávio, na área já foram identificadas várias espécies, entre elas duas arbóreas. Sendo uma da família da Itaúba e outra da Pacová (madeiras nobres da Amazônia). Além de diversos estudos sobre a fauna do local. “O potencial florestal da unidade é muito alto. Temos uma média de 90 metros cúbicos de hectares. O que viabiliza oportunidades únicas de estudo”, disse Paim.

O chefe da unidade também destacou durante a palestra a importância da aprovação de emendas parlamentares que vão propiciar os estudos na floresta. Uma delas é de autoria da deputada federal Rebecca Garcia. Ela destinou emenda ao Orçamento Geral da União 2010, pelo Ministério do Meio Ambiente, no valor de R$ 150 mil visando implementar o Plano de Manejo da Floresta Nacional do Purus e apoiar as populações tradicionais ali residentes.

“Ficamos muito felizes ao saber dessas emendas e queremos agradecer a iniciativa da deputada Rebecca de tornar os estudos da Floresta Nacional do Purus mais viáveis a partir de agora. Sem recursos não tínhamos como trabalhar. Mas, com essa enorme ajuda vamos poder unir uma equipe e fazer um bom trabalho”, completou Flávio.