5 de fevereiro de 2010

Deputada participa de inauguração com Ministro da Previdência


O ministro da Previdência Social, José Pimentel, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão, estiveram em Manaus, na quinta-feira, para realizar a inauguração do PREVBarco. A unidade móvel flutuante vai percorrer as calhas dos rios do Alto e Médio Solimões, Japurá, Juruá, Purus e Madeira. Entre as ações, está a realização de atendimento a comunidades rurais, ribeirinhas, extrativistas, indígenas e quilombolas.

A primeira viagem do barco está prevista para o dia 13 de fevereiro para a cidade de Manaquiri, onde ficará até o dia 19. Depois, será a vez de Caapiranga (22 a 29/02), Anamã (1 a 5/03), Anori (22 a 26/03) e Codajás (29 a 12/4). A unidade móvel vai realizar atendimentos de segunda a sexta e as viagens para o interior serão nos fins de semana.

“Essa é uma entrega que fazemos para levar o INSS mais próximo das comunidades. Comprovamos que essa é uma experiência que deu certo, que é vitoriosa e agora queremos expandir ainda mais. A previdência tem ido ao encontro das pessoas para que elas recebam os benefícios. Temos a certeza que esse barco se soma aos outros esforços que o governo do estado já vem realizando”, disse Valdir.

O PREVBarco de Manaus foi instalado em um navio de médio porte, com capacidade para fazer até quatro atendimentos simultâneos. O barco possui um salão de espera para 60 pessoas sentadas, além de uma sala para perícias médicas e outra de assistência social. Ao todo serão duas equipes formadas por um coordenador, três técnicos, um médico perito e um assistente social.

Com o novo navio, agora existem quatro PREVBarcos na Região Amazônica. No Amazonas, a Previdência Social conta com o apoio do governo do estado por meio do projeto Pronto Atendimento Itinerante (PAI), que mantém dois barcos (Puxirum I e Puxirum II).

“A Previdência precisa de bons parceiros e aqui no Amazonas, o Governo do Estado tem sido um grande aliado. Esse PREVBarco vem a somar com o PAI que já realiza um importante trabalho nos municípios do interior. Com mais essa ação, alguns benefícios poderão ser concedidos em até meia hora. Esse barco será, sem dúvida, a casa do trabalhador”, comentou José Pimentel.

Manaus ganha nova agência - Ainda pela manhã, a comitiva inaugurou a Agência da Previdência Social Manaus Porto, que passa a funcionar em novo prédio, com espaços mais amplos e infraestrutura moderna. No local serão atendidas 220 pessoas por dia e poderão ser realizadas até 1.920 perícias por mês.

Com uma área construída de 1.082 metros quadrados, o imóvel recebeu novos equipamentos de informática, mobiliário e dispositivos de segurança. A unidade também conta com acesso facilitado a pessoas com deficiência e sinalização interna. No novo prédio foram instalados 11 guichês de atendimento, quatro salas de perícia e duas salas de serviço social. A APS Manaus Porto é responsável pela manutenção de 40.025 benefícios mensais com o pagamento de R$ 21, 7 milhões.

“O nosso Estado tem características muito peculiares. As nossas estradas são os rios. E hoje, para mim, é uma grande honra estar aqui, fazendo parte desse evento. Vemos que com essas inaugurações o ser humano está em primeiro lugar. Tenho certeza que com o barco e essa nova agência, os atendimentos serão mais rápidos e fáceis. Isso representa a desburocratização do atendimento e no fim quem vai ganhar é, sem dúvida, o beneficiário”, completou Rebecca.

Novas agências para o interior - Com o Plano de Expansão de Rede de Atendimento (PEX), o número de agências da Previdência no Amazonas, será superior ao dobro. Atualmente, a rede de atendimento conta com 16 unidades, mas passará para 34 depois da conclusão das 18 agências previstas até o fim de 2010.