26 de novembro de 2010

Manaus sedia II Simpósio das Unimeds dos Estados da Amazônia

A abertura do II Simpósio das Unimeds dos Estados da Amazônia e do Encontro do Sistema Cooperativista Amazonense foi realizada nesta sexta-feira (26.11), no Caeser Business Hotel, em Manaus. O evento que tem como tema “O Cooperativismo e o mercado: convergências e divergências” reuniu centenas de representantes de v árias entidades, cooperativas e autoridades.

Para o presidente da OCB/AM, Petrúcio Magalhães, o encontro só vem a reforçar a importância cada vez maior que as cooperativas têm assumido no Amazonas, principalmente no interior. “A chave para o reconhecimento do cooperativismo é buscar uma maior integração nas cooperativas. Só assim poderemos vencer as dificuldades e ganhar força. É preciso mais investimento em tecnologia e pesquisa para que se reconheça o valor da nossa gente”, disse Petrúcio.

A palestra de abertura foi proferida pela jornalista Cristiana Lobo, que trouxe o tema “Brasil: Perspectiva para a economia e política no novo governo. Durante os dois dias, serão debatidos, no evento, diversos temas, como: o cenário político brasileiro, estratégias de redução de custos, sistema de acompanhamento econômico, etc.

“Eu já participei de vários simpósios como este em todo Brasil. E tenho visto o compromisso e a competência do sistema em se propor discussões tão importantes, como o cenário político. Temos que nos atualizar e isso fazer parte”, comentou José Alves.

A deputada federal Rebecca Garcia que é membro da Frente Parlamentar Nacional do Cooperativismo, também participou do evento, e comentou sobre os resultados positivos que o cooperativismo tem trazido para o Amazonas.

“O homem do interior não quer vir para a cidade. Ele quer ficar perto de sua família. E é nesse sentido que tenho visto as cooperativas do Amazonas. Para mim, esse é um modelo que pensa no coletivo. Por isso, me coloco sempre à disposição para algo que eu acredito e que trás resultados para o Estado. Não só, nesse caso, das cooperativas de saúde, mas de todas as categorias”, finalizou Rebecca.