24 de novembro de 2010

Pedido de vista adia votação de projeto que busca reduzir emissões de carbono

Um pedido de vista do vice-líder do PT, deputado Fernando Marroni, adiou votação de projeto [PL 5586/2009] que busca reduzir emissões de carbono.A Redução Certificada de Emissões do Desmatamento e da Degradação é um mecanismo para recompensar os proprietários rurais que evitarem o desmatamento. A remuneração será por meio de créditos de carbono negociados em mercado.

A relatora na Comissão de Meio Ambiente, deputada Rebecca Garcia, do PP amazonense, não escondeu sua frustração com a decisão de Marroni. "Gostaria de saber por parte do deputado o que ficou ausente do relatório que não pode ser mudado na próxima comissão e o que excede no relatório que teria que ser retirado. Eu só gostaria dessa explicação porque é uma falta de consideração com uma colega que se debruçou sobre um trabalho durante um ano, que deixou de fazer outros trabalhos, fazendo um trabalho que considera um trabalho com competência e um trabalho que não foi feito por mim, mas foi feito por esta Casa."

Fernando Marroni justificou o pedido dizendo que ainda há controvérsias sobre o projeto e que seu partido ainda vai apresentar contribuições. "Eu aqui estou representando o Governo. Sou vice-líder do meu partido e o meu partido pediu que nós acionássemos aqui o instrumento regimental de vistas porque ainda não estamos completamente de acordo com o projeto e vamos apresentar a nossa visão, a nossa opinião."

Rebecca Garcia e outros deputados da Comissão de Meio Ambiente esperavam que o projeto fosse aprovado antes da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 16, que ocorrerá em dezembro, no México.

Ouça a matéria na íntegra:http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/?lnk=1628-PEDIDO-DE-VISTA-ADIA-VOTACAO-DE-PROJETO-QUE-BUSCA-REDUZIR-EMISSOES-DE-CARBONO-0157&selecao=MAT&materia=113664&programa=41


Fonte: Rádio Câmara