A Bancada Feminina da Câmara e do Senado participaram de um almoço, nesta terça-feira, 12, com Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante o encontro, o ministro explanou com profundidade a questão dos programas ligados à saúde da mulher. “O câncer é curável se a gente previne e detecta no início”, disse.
Ele ainda deu destaque ao programa de controle do câncer de colo de útero e de mama. Padilha ressaltou que a prioridade do governo Dilma é trabalhar nas regiões onde o câncer tem maior incidência, como no Norte e Nordeste.
O Ministro também falou sobre o conjunto de medidas que devem garantir a todas as brasileiras, pelo SUS, atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.
O programa chamado “Rede Cegonha” é coordenada pelo Ministério da Saúde e executadas pelos Estados e Municípios, que deverão aderir às medidas – abrangem a assistência obstétrica (às mulheres) – com foco na gravidez, no parto e pós-parto como também a assistência infantil.
“Estamos colocando nesta Rede não só recursos financeiros, mas também, toda a força do SUS com o objetivo de priorizar os cuidados às mulheres e às crianças do Brasil”, destacou Padilha.