O “Dia D” de Mobilização contra a Gripe foi realizado, neste sábado (30.04), em todo o país. Em Manaus, o evento concentrou-se no Centro de Convivência do Idoso, no bairro de Aparecida, Centro. E para marcar a data, a mobilização contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades. Além de representantes dos países integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e da Organização Pan-Americana (OPAS).
“Hoje é um dia especial para a saúde. E não tem cidade melhor para fazer o “Dia D” que Manaus, por ser uma espécie de coração, de portal da Amazônia Ocidental. Quero agradecer pela recepção que o povo do Amazonas sempre nos dá”, disse Padilha.
A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 13 de maio. E devem receber a dose todos os idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da Saúde.
De acordo com o governador Omar Aziz existem postos de vacinação em todas as zonas da cidade. Sendo aproximadamente 3 mil postos, 6 mil profissionais envolvidos na Campanha que tem como objetivo vacinar 450 mil pessoas só no Amazonas.
“Todos temos que nos conscientizar da gravidade que a gripe pode gerar. No Interior, a dificuldade é ainda maior. Mas, temos levado os agentes para atender a todos. Procure um posto mais próximo da sua casa. E não deixe de receber a dose”, finalizou Omar.
Até o próximo dia 6 de maio, os idosos que não podem se deslocar, contam com o serviço de vacinação em domicílio. O agendamento pode ser feito por um familiar, por meio do telefone 0800-280-8280.
A deputada Rebecca que esteve presente no evento do “Dia D” comentou sobre a importância de atingir a todos as pessoas que se encaixam nos itens da vacinação. “É importante que todas essas pessoas não deixem de se vacinar. Porque assim elas ficam imunes da gripe por um ano. E nós sabemos que muitas vezes, a gripe é uma porta para outras doenças, principalmente no caso dos idosos. Precisamos proteger nossos idosos”, completou Rebecca.






