O programa Ponto Crítico, da TV A Crítica, do Amazonas, debateu nesta segunda-feira (02.05), o tema Código Florestal. E para falar sobre o assunto, convidou os deputados federais Francisco Praciano (PT/AM) e Rebecca Garcia (PP/AM). A apresentação ficou por conta do jornalista, Roberto Méndez, que já na abertura da entrevista falou sobre a anistia dos proprietários que cometeram desmatamento antes de 2008.
A deputada federal Rebecca Garcia disse que é contra a anistia. Uma vez que já existente uma legislação que prevê punição para que desmatou além do permitido antes de 2008. “Eu creio que nesse caso, as multas e as punições são válidas. Afinal, o desmatamento efetuado gera conseqüências e a anistia não vai fazer com que essa situação seja revertida”.
Depois foram abordadas na entrevista, as diferenças entre as regiões e que isso precisa ser mencionado no novo Código Florestal. “Nós sabemos que a Amazônia tem grandes diferenças. Quando comparamos com o cerrado, a caatinga e a Mata Atlântica isso fica evidente. Então, não podemos permitir que uma mesma legislação possa valer com tantas diferenças. É preciso avaliar tudo isso”, disse Rebecca.
Rebecca ainda comentou que seria preciso realizar mais alguns estudos para que fosse feito um Código mais completo e que contemple todas as necessidades. “Há uma proposta de adiar por mais dois anos, essa votação que está prevista para essa semana. E eu concordo que sejam feitos mais estudos e análises dos casos e situações. Nós já temos uma legislação e esse tempo seria para torná-la ainda mais completa.





