A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) participou da reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, desta quarta-feira (29.06). Na oportunidade, a parlamentar falou sobre o caso da apreensão, de aproximadamente, 200 aves venezuelanas, no Aeroporto Internacional de Manaus, no dia 20 de junho.
Segundo a Polícia Federal, os pássaros, das espécies 'canário venezuelano', 'capa negra' e 'cardemar coriano', devem ter sido capturados na Isla de Margarita, região turística de fronteira entre Brasil e Venezuela.
O homem que trazia as aves ilegalmente para Manaus, não teve o nome divulgado. O mesmo pagou fiança, e irá responder em liberdade ao crime de transporte ilegal de espécies da fauna silvestre, seguido de maus tratos, previsto na Lei 9.605/98.
Os pássaros estavam acondicionados em seis caixas minúsculas, sem espaço para circulação de oxigênio. As caixas estavam escondidas em duas malas de viagem. Logo após a confirmação da denúncia, as aves foram levadas ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus.
Em busca de solução
Ao tomar conhecimento do assunto, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT/RS), solicitou que a deputada Rebecca acompanhe o caso e encaminhe para uma solução.
A parlamentar imediatamente entrou em contato com as sedes do Ibama, em Brasília e em Manaus. De acordo com as informações dadas pela superintendência do órgão no Amazonas, eles estão em contato com o governo venezuelano para devolver as aves.
Caso não seja possível, já estão sendo providenciadas outras alternativas, como a entrega para criadouros autorizados.
“Nós já estamos em contato com a WSPA – que é a Associação Mundial de Proteção aos Animais. Esta organização é muito respeitada nessa área, além de ser ligada a ONU. E temos certeza, que juntos vamos encontrar um criadouro que possa receber as aves e principalmente, mantê-las vivas com respeito, carinho e cuidados”, comentou Rebecca.