A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas realizou nesta quarta-feira (22.06), uma sessão especial, em homenagem aos dez anos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A proposta de homenagem foi do deputado Adjuto Afonso (PP).
“A UEA foi criada com a finalidade de promover a educação, desenvolvimento e o conhecimento científico, principalmente sobre a Amazônia. Mas, sem esquecer-se dos valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região”, comentou o deputado.
Logo na abertura da solenidade, foi feita uma apresentação de um vídeo institucional da Universidade. Além do Hino Nacional Brasileiro pelo maestro Zacarias Fernandes da Costa e pela solista Marezza Andrade Soares, professora e aluna da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Nicolau (PRP) comentou sobre as grandes oportunidades que hoje são geradas também no interior do Estado, pelo trabalho desenvolvido pela UEA.
“Isso é motivo de muito orgulho e alegria, pois a UEA não tem cor partidária. Ela pertence a todos os amazonenses que têm a obrigação e o dever de trabalhar e lutar para que a Universidade possa vencer os desafios”, comentou Ricardo Nicolau.
Homenagens
Ainda como parte das comemorações, o reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira recebeu, dos deputados Adjuto Afonso e Ricardo Nicolau, uma placa comemorativa em homenagem à data.
“Ao completar 10 anos de vida, a Universidade do Estado do Amazonas está classificada como uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento da região apoiada no princípio de que a Educação é o caminho mais seguro para o crescimento econômico e social sustentável”, afirmou.
Autoridades prestigiam o evento
Várias autoridades prestigiaram a homenagem à Universidade, entre eles, o vice-governador José Melo (PMDB); reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira; vice-reitora da Ufam, Selma Baçal; professora e magnífica vice-reitora da UEA, Marli Guimarães Costa; Odenildo Teixeira Sena, secretário de Estado da Ciência e Tecnologia; professora Selma de Oliveira, pós-reitora de Pós-Graduação; conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Assis Pinheiro; Carlos Eduardo Gonçalves, coordenador-geral da UEA; Euler Ribeiro, diretor da Universidade da Terceira Idade – Unati e, a deputada federal, Rebecca Garcia.
“A educação é uma das áreas mais importantes. Porque é por meio dela que conseguimos realizar verdadeiras transformações. Quero, aqui, parabenizar a UEA por hoje ser a quarta Universidade Estadual do país, em números de alunos. Além disso, dos 24 mil estudantes formados, 18 mil estão no interior do Amazonas. Então, isso só confirma que é por meio dessa transformação vinda da educação que transformaremos nossa sociedade”, finalizou a deputada.
Foto: Arthur Castro