6 de julho de 2011

Seminário discute participação de jovens em cooperativas



Foi realizado nesta quarta-feira (06.07), o seminário “Juventude: o futuro do cooperativismo”, que debateu as ações do sistema cooperativista brasileiro voltadas à juventude. O evento marca as comemorações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado oficialmente no primeiro sábado de julho.

O seminário foi promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com o apoio da Frente Parlamentar do Cooperativismo e da Frente Parlamentar da Juventude.

“A intenção é valorizar a participação e a integração dos jovens no nosso movimento. Afinal, são eles os responsáveis pela continuidade dessa filosofia de vida que insere, econômica e socialmente, as pessoas na sociedade e no mercado de trabalho. As novas gerações têm papel determinante nesse processo”, disse o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O seminário foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara. Entre os convidados para a cerimônia, o presidente da Frente Parlamentar das Cooperativas, deputado Zonta (PP-SC), e o presidente da Frente Parlamentar da Juventude, deputado Domingos Neto (PSB-CE).

Programas para a juventude
O sistema OCB possui programas específicos para a juventude. Entre eles, o Cooperjovem, que estimula a prática da cooperação nas escolas. Em 2010, esse programa teve a participação de 77 mil alunos, 3.100 professores, 26 cooperativas educacionais e 382 escolas públicas de 153 municípios, em 15 estados.

Outro programa, desenvolvido desde 2007, é o Jovens Lideranças Cooperativistas. Em 2010, esse programa teve a participação de 1.100 jovens de 28 municípios, 299 instrutores e 69 organizações cooperativas.

Para a deputada federal Rebecca Garcia, o sistema cooperativista tem avançado como uma alternativa econômica. "O Amazonas é um bom exemplo do crescimento das cooperativas. No interior, elas são uma verdadeira alternativa de renda e profissionalização. Temos que investir no que dá certo", disse.


Fonte: Agência Câmara