23 de maio de 2012

Deputados lançam Frente Parlamentar com passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios





Deputados federais realizam amanhã (24/5), às 8h, um passeio ciclístico da Catedral de Brasília até a Câmara dos Deputados para promover o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias. Coordenadora da Frente na região Norte, a parlamentar amazonense Rebecca Garcia (PP) destaca a necessidade de intensificar os debates sobre o uso da bicicleta e de outros meios sustentáveis de transporte para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade do ar nas cidades.
“Siglas e cores partidárias ficam em segundo plano quando o assunto é promover políticas públicas de transportes mais eficazes e menos poluentes. A importância do tema na Câmara não divide opiniões e devemos aproveitar esse consenso para envolver a sociedade. É preciso estender essa discussão para as ruas, envolvendo toda a população. Só assim teremos mais qualidade de vida que uma rede de ciclovias mais eficiente pode oferecer”, avalia Rebecca Garcia.
Após a pedalada, os deputados participam do ato de lançamento da Frente Parlamentar no Plenário 13 (Anexo 3) da Câmara dos Deputados. A reunião contará com a participação de representantes do Denatran e dos ministérios dos Transportes, da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades, além das entidades União dos Ciclistas do Brasil, Rodas da Paz e Pedal Goiano.
Além da deputada Rebecca Garcia, a Frente das Ciclovias é coordenada pelos parlamentares Mariana Sant’Anna (PT/GO), Márcio Macêdo (PT/SE), Policarpo (PT/DF) e Vicentinho (PT/SP). Em suas reuniões, a frente parlamentar discutirá medidas de integração entre a bicicleta e os modos coletivos de transporte; trabalhará para aumentar a infraestrutura adequada para o uso da bicicleta como meio de transporte; entre outros assuntos.
A coordenadora da frente na região Norte afirmou que promoverá uma série de ações para apresentar propostas sustentáveis e aumentar a quantidade de ciclovias, principalmente na Amazônia. Rebecca Garcia também defende a aprovação do PL 3211/2008, de sua autoria, que altera a legislação atual para incluir a construção de ciclovias nos objetivos essenciais da aplicação dos recursos das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE-Combustíveis).