O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, garantiu nesta quarta-feira (23) à deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) que conversará com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e com representantes da Defesa Civil para encontrar uma solução para retirar mais de cinco mil famílias de áreas alagadas, atingidas pela enchente em Manaus, Itacoatiara e Iranduba.
A audiência da deputada Rebecca Garcia com Aguinaldo Ribeiro ocorreu na sede do ministério das Cidades e contou com a presença da secretária de Infraestrutura do Amazonas, Waldívia Alencar, que apresentou um estudo sobre os aspectos naturais do Estado e sobre as áreas mais atingidas pela enchente.
A reunião deu sequência a um encontro realizado na semana passada, quando a deputada solicitou a adoção de medidas para indenizar quem perdeu seus imóveis com a enchente. O ministro adiantou que não existe um programa do governo federal para indenizar as famílias desabrigadas e que vai conversar com o ministro Fernando Pimentel para encontrar uma alternativa para amenizar os problemas enfrentados pelos atingidos pela enchente.
“Foi uma reunião positiva. O ministro das Cidades [Aguinaldo Ribeiro] afirmou que vai conversar com o ministro [da Integração Nacional] Fernando Pimentel para encontrar uma forma de retirar mais de cinco mil famílias das áreas alagadas ou que estão vivendo em situação de risco. Serão beneficiadas famílias de Manaus, Iranduba e Itacoatiara”, comentou.
A deputada informou ainda que será realizada uma reunião terça-feira (29), no Ministério das Cidades, para tratar do assunto com o governador Omar Aziz e outros secretários estaduais. “Essa ação que estou intermediando com o ministro das Cidades também atende a um pedido do governador Omar Aziz. É um plano emergencial para atender essas famílias o mais rápido possível”, declarou.