29 de maio de 2012

Ministro das Cidades anunciará semana que vem quais ações serão realizadas para atender demandas do Amazonas




Na próxima semana, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciará quais ações serão realizadas para atender as solicitações do Amazonas, principalmente em relação às demandas que surgiram com a enchente histórica. A confirmação foi feita, hoje (29), em Brasília, na reunião que contou com a presença do governador Omar Aziz e da deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM).
Há duas semanas que a deputada Rebecca Garcia tem promovido reuniões no Ministério das Cidades para viabilizar recursos financeiros, com o objetivo de indenizar as famílias que estão com suas casas debaixo d’água por causa da cheia. A proposta, segundo a deputada, é retirar as casas definitivamente das áreas de riscos por meio do pagamento de indenização.
Durante essas reuniões, a pedido do governador Omar Aziz, foram apresentadas outras demandas voltadas para o Estado, como propostas para resolver a destinação dos resíduos sólidos, principalmente nos municípios do interior. Além de solicitações de obras de urbanização do Igarapé da Cachoeira Grande/Franceses e de investimentos na adaptação de moradias de acordo com as necessidades de pessoas com deficiência. O ministro recebeu todas as solicitações e pediu um estudo técnico para avaliar quais as solicitações serão atendidas com prioridade.
“Nós (do Ministério das Cidades) temos o maior interesse em atender aos pedidos do Amazonas e, isso também segue uma orientação da presidenta Dilma (Rousseff). Vamos avaliar todos os pedidos para anunciar, na próxima semana, quais ações serão feitas e quais serão as prioridades”, comentou o ministro Aguinaldo Ribeiro.
O governador Omar Aziz avaliou a reunião de forma positiva e afirmou que aguardará o posicionamento do ministro em relação aos pleitos do Amazonas. “O ministro (Aguinaldo Ribeiro) foi muito solícito e essa tem sido uma prática do governo federal com o governo do Amazonas. Apresentamos várias questões e espero que semana que vem a gente possa ter boas notícias. Um dos principais pedidos foi ajudar com o pagamento de indenizações para retirar casas de áreas de riscos e de áreas alagadas. Porque, essas indenizações têm custos altíssimos”, disse Aziz.
A deputada Rebecca Garcia afirmou que continuará conversando com os técnicos do ministério para acelerar a tramitação da liberação dos pedidos relacionados ao Amazonas. “Estou acompanhando diretamente o andamento desses pedidos para garantir celeridade na liberação de recursos e no atendimento das demandas do Estado. Espero sinceramente que todos os pedidos sejam atendidos e que a gente possa viabilizar o quanto antes a retirada dessas famílias das áreas alagadas”, comentou Rebecca.