17 de setembro de 2007

Artigo



Artigo publicado no jornal "Diário do Amazonas" no último domingo, 16.09


Volta à TV
Rebecca Garcia

Este domingo, logo após o Canal Livre, o programa “Entrevista Coletiva”, que apresento no Canal 13, está de volta. E volto com o ex-prefeito, deputado federal pelo Amazonas e Roraima, senador e governador por três vezes, Gilberto Mestrinho, falando de suas memórias e comentando os últimos acontecimentos da política local e nacional.

Senti saudades. Tive a grata surpresa de encontrar muitas pessoas nos bairros de Manaus, que tenho visitado de forma muito constante, indagando a razão de não ter voltado ao vídeo.
O programa saiu no período em que, candidata a deputada federal, tive que me desincompatibilizar, como todos os demais apresentadores de rádio e TV. Depois veio o primeiro semestre legislativo, quando, como é comum aos que passam pelo Congresso Nacional, são definidas as composições das comissões e os posicionamentos na Casa. Precisei de toda a concentração possível nessa tarefa e o Amazonas obteve diversas vitórias importantes, tanto em posicionamento quanto em medidas concretas, que beneficiaram diretamente o povo de nossa terra.

Agora, passado esse primeiro momento, é hora de voltar ao vídeo. Estamos nos estruturando, aos poucos, montando um programa baseado na presença de um entrevistado e convidados, que participarão da entrevista e darão aquele molho de “coletivo” que o título sugere.

Amanhã, na entrevista com Gilberto Mestrinho, estarão ao meu lado o jornalista Marcos Santos e o doutor em Sociologia, professor da Fametro e coordenador do curso de Ciências da Administração da UEA, Gilson Pinto Gil.

Agradeço, de coração, à disposição e paciência do Professor. Programa de estréia – ou, no caso, de reestréia – tem sempre alguns atropelos. Certamente precisaremos da boa vontade dele para ir ao ar com a tranqüilidade necessária. E sabemos que podemos contar com isso.

Mestrinho, após perder a cadeira no Senado Federal, anunciou estar deixando a vida pública. A partir desse momento, ele se tornou referência para todos. Ninguém recusará a cooperação e o aconselhamento de um homem com a experiência que ele tem.

Poucos sabem, mas o princípio da carreira política dele se deu num momento muito difícil da administração pública estadual. Ele começou ajudando Plínio Coelho a organizar a administração do Amazonas, foi para a Prefeitura para ajustar, entre outras coisas, salários atrasados e, concomitantemente, ocupou a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), onde acertou as finanças.

A pauta do programa caminha por aí, mas enveredará também pela questão ambiental. Todos sabem que Mestrinho defendeu teses polêmicas e queremos reapresentá-las ao entrevistado. Como reagirá, agora que tanto do que disse se realizou e outro tanto continua em suspense? Passearemos pelos últimos embates da política estadual e, claro, não deixaremos de tocar na questão do julgamento do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Como votaria o ex-senador, caso estivesse no cargo neste momento?

Em plena campanha do ano passado, o vídeo enviado por Renan sobre Mestrinho dizia que ele era “o grande articulador do PMDB e o conciliador do Congresso”. E agora? O que dirá do amigo e colega de partido?

O “Entrevista coletiva”, não esqueça, é amanhã, após o Canal Livre, no Canal 13. Até lá.