22 de abril de 2008

Amazônia Para Sempre

O ator da TV Globo e ativista ambiental Victor Fasano, porta-voz do Movimento Amazônia Para Sempre, participou da audiência pública, em apoio aos estudos de alternativas para os grandes projetos na Amazônia, defendidos pela Preserve Amazônia. Para Victor Fasano, o combate à ilegalidade na Amazônia à luz da Constituição Federal é imprescindível. O Movimento Amazônia Para Sempre foi criado pelos atores da TV Globo, Victor Fasano, Cristiane Torloni e Juca de Oliveira, durante as filmagens da série “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”, em 2007.

Marcos Mariani e Victor Fasano participaram, dia 16 de abril, de café da manhã na Câmara dos Deputados, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista, como parte da Semana do Índio. Na ocasião, Marcos Mariani proferiu a palestra “A importância do modal ferroviário na defesa dos direitos dos povos da floresta”, com a proposta de inserir o debate no Parlamento, entre os líderes indígenas, na mídia e em toda a sociedade, sobre a importância social, econômica e ambiental da priorização do modal ferroviário sobre o rodoviário na Amazônia, em especial para as reservas indígenas.

O ambientalista evidenciou as vantagens e benefícios da utilização do modal ferroviário na região, assim como sua importância no controle do desmatamento e na garantia da sustentabilidade do desenvolvimento nacional, ressaltando ainda os aspectos legais da questão, tema que vem sendo debatido principalmente no Amazonas, onde o governo do estado tenta viabilizar a substituição por ferrovia da BR-319, a Manaus-Porto Velho. A estrada, construída a um custo altíssimo, está abandonada, pois sua manutenção é praticamente inviável, e nova pavimentação da rodovia resultaria em aumento considerável nas taxas de desmatamento.

Victor Fasano participou também, juntamente com a equipe da Preserve Amazônia, de encontro com alunos do Centro de Ensino Médio São Francisco, na cidade-satélite de São Sebastião. Os estudantes apresentaram dança e teatro, em trabalho voltado para a conscientização ambiental dos alunos e da comunidade. O ator falou sobre o Movimento Amazônia Para Todos e plantou a primeira muda de árvore na escola, recém-construída.

Fasano esteve ainda no Centro de Ensino Médio I de São Sebastião, para conhecer os projetos de conservação e conscientização ambiental realizados pelos alunos e plantar uma árvore.

Em ambas as escolas, serão recolhidas assinaturas para o Movimento Amazônia Para Sempre, que já está próximo de um milhão de assinaturas, ocasião na qual encaminhará às principais instituições públicas brasileiras reivindicações para garantir a integridade da Amazônia e, principalmente, dos amazônidas.

Marcos Mariani
Presidente

Preserve Amazônia
www.preserveamazonia.org