Na madrugada desta sexta-feira (23/05), o senador Jefferson Péres (PDT-AM) faleceu de infarto fulminante, em sua residência, em Manaus. Aos 76 anos, Jefferson exercia com brilhantismo seu segundo mandato como senador, depois de ter sido vereador de Manaus, entre 1988 a 1996. Um parlamentar, que sempre lutou pelo Estado do Amazonas, pela democracia e preservação do meio ambiente, atuando de maneira firme e ética.
Em seu último pronunciamento no Senado, na quarta-feira (21), Jefferson falou sobre a internacionalização Amazônica e comentou que o debate deveria ser enfrentado com bom humor. Afirmou não ter medo da cobiça internacional relativa à região, e, sim, da nacional, que envolve ações de pecuaristas e madeireiros.
O senador era um grande defensor de nossas matas e, a partir de agora, teremos que nos esforçar ainda mais na luta pela Amazônia, já que perdemos um grande reforço nesta briga. Ele defendia um plano de exploração sustentável, que garantisse trabalho, renda e desenvolvimento para a população local, sem danos ao meio ambiente. Como parlamentar, amiga e conterrânea, garanto que não medirei esforços para cuidar da região que o senador tanto queria preservar.
O Brasil perdeu, nesta sexta-feira, um grande parlamentar e um ser humano brilhante. É com muito pesar, que desejo a família e aos amigos muita força e luz para superar este momento difícil da melhor maneira possível.