No sábado (7), fui convidada para ir ao Centro da cidade conhecer a estrutura de trabalho dos camelôs. O dia estava muito movimentado e fui muito bem recebida pelos trabalhadores e visitantes do local.
Conversei com os comerciantes e pude perceber a importância deles para a vida do Centro de Manaus. Eles são fundamentais para manter a circulação diária. Diferente de várias pessoas que defendem a retirada deles de lá, acredito que é preciso se criar uma estratégia para conciliar os dois lados. Temos que pensar em uma solução conjunta que não traga prejuízos a ninguém.
Pensando nisso, e com a intenção de sempre lutar por melhorias para a minha cidade, estou elaborando um projeto que se baseia em experiências bem sucedidas no mundo inteiro, por exemplo, o modelo do Shopping Popular, criado pelo Governo do Distrito Federal, neste ano.
No encontro de sábado, eles solicitaram uma reunião comigo para que eu possa ouvi-los e ajudá-los a criar uma estratégia de remanejamento para o local, para que ele seja de fato um shopping aberto ou um camelódromo, por exemplo. O encontro será marcado em breve, onde falarei sobre o meu projeto e iremos analisar as melhores possibilidades de auxílio aos trabalhadores.
9 de junho de 2008
segunda-feira, junho 09, 2008
Camelôs do Centro da Cidade
Foto: Eduardo Rodrigues