5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, distribuí mudas de orquídeas, doadas pelo Jardim Botânico de Brasília, para todos os senadores e deputados do Congresso Nacional. Uma pequena lembrança para incentivar as pessoas a cuidarem de uma plantinha, e, a partir desta, cuidarem de todas as outras que estão em nossas matas, preservando, assim, o nosso meio ambiente.

“Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor. Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, ainda hoje plantaria uma árvore”, com as palavras de Martin Luther King, o cartão que acompanhava as plantas passava esse sentimento de que pequenas ações individuais podem mudar o mundo.

Flores - Essas mudas de orquídeas são originárias da Amazônia e levaram seis anos para serem cultivadas. Elas fazem parte de uma pesquisa do Jardim Botânico de Brasília, que, na pessoa de seu diretor-executivo Jeanito Sebastião Getilini e de sua gerente de manejo de recursos naturais Lilian Breda, foi parceiro nessa comemoração.

Manaus – A ação do Dia Mundial do Meio Ambiente não ficou só em Brasília. Sementes de Seringueira e Açaí também foram distribuídas em várias localidades da capital do Amazonas, entre eles, no Tribunal de Justiça, na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal.

Sem vontade política não chegamos a lugar nenhum e, pensando nisso, promovi esta comemoração para conclamar esse minuto de reflexão e compromisso com o meio ambiente.

“Madeira dói? Pergunta quem me vê os braços verdes, os olhos cheios de asas. Por mim responde a luz do amanhecer que recobre de escamas esmaltadas as águas densas que me deram raça e cantam nas raízes do meu ser.” Thiago de Mello

Fotos: Edson Almeida