8 de novembro de 2008

Rebecca defende socorro às empresas do Pólo Industrial

A decisão do Governo Federal de conceder novas linhas de crédito para a produção, além de uma extensão no prazo para as empresas pagarem alguns tributos federais, propiciando mais capital de giro para as pessoas jurídicas, vai ao encontro da proposta da deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) a respeito de um possível socorro às empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

Em recente encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no plenário do Congresso, Rebecca Garcia destacou que, ao mesmo tempo em que o Governo Federal socorre os setores imobiliário, agrícola e bancário, em virtude da crise econômica mundial deflagrada a partir dos Estados Unidos, as empresas do Pólo Industrial de Manaus já concederam 15 mil férias coletivas e demitiram quatro mil trabalhadores. É um sinal claro de que os efeitos da crise chegaram ao coração do principal modelo econômico da Amazônia, segundo a deputada.

Única parlamentar amazonense presente ao encontro com os ministros, que discorriam sobre a crise e suas conseqüências no Brasil, Rebecca queria saber se haveria um limite para o governo intervir em auxílio às empresas do PIM. As facilidades de crédito oferecidas agora às grandes e pequenas empresas são indicadores, segundo Rebecca, de que o Governo Federal está atento ao cenário desenhado pela crise nos diversos segmentos empresariais brasileiros.

Para Rebecca Garcia, é fundamental que a bancada parlamentar amazonense em Brasília defenda os interesses do Pólo Industrial de Manaus, para evitar demissões em massa. “Os reflexos da crise batem à porta. Cabe a nós lutarmos para assegurar que as empresas tenham uma salvaguarda do Governo Federal no sentido de preservar os empregos”, afirmou.