Desde o dia 9 de janeiro, as mulheres vítimas de agressão e de qualquer outro tipo de violência em Manaus contam com mais um mecanismo de combate a violência contra o sexo feminino: Trata-se do Disk Mulher. O serviço funciona através do número 147, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que em parceria com a Secretaria estadual de Assistência Social(Seas), amplia a rede estadual de atenção a mulher amazonense.
O Disk Mulher foi lançado na sede da Secretaria de Segurança, Zona sul da cidade. A medida é mais uma determinação da Lei Maria da Penha que prevê uma série de mudanças que começaram a ser implantadas em todo país, a partir da aprovação da lei, em agosto de 2006. Segundo dados da assessoria da Seas, o Amazonas foi o estado que mais avançou na implantação das determinações da lei.
Após denúncia feita ao Disk Mulher, uma viatura vai ser encaminhada para verificar a ocorrência. O secretário de inteligência, da Secretaria de Segurança Pública, Thomás Vasconcellos, informa que além da Delegacia da Mulher os Distritos Integrados de Policiamento também vão fazer parte do combate a criminalidade contra as mulheres.
Nos primeiros seis meses de funcionamento, a Rede de Atenção a Mulher formada por vários órgãos estaduais e municipais, recebeu mais de 25 mil registros de violência e violação dos direitos das mulheres. A maioria dessas ocorrências foi registrado no seio familiar e foi cometido pelo próprio marido ou parceiro.
12 de janeiro de 2009
segunda-feira, janeiro 12, 2009
Disk Mulher recebe denúncias contra mulheres vítimas de agressão em Manaus
Fonte: Portal Amazônia