Na terça-feira (5), a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas e o presidente do Senado, José Sarney, receberam a visita da atriz Christiane Torloni, que veio pedir apoio ao movimento Amazônia para Sempre. No encontro, definiu-se a realização de uma vigília em defesa da preservação da Floresta Amazônica, que ocorrerá na próxima quarta-feira (13), após as votações no plenário do Senado.
O grupo do Amazônia para Sempre recolheu mais de 1 milhão de assinaturas cadastradas para entregar um pequeno manifesto em defesa da Amazônia ao presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva. “Não somos um ONG, nem temos segmentos político partidários. A intenção é criar um intenso debate para proteção e a preservação da Amazônia”, explica a atriz.
Para Christiane, proteger o Brasil é proteger o mundo. “Está na hora de começarmos a ser muito impacientes. Não podemos ser cúmplices dessa destruição. Acredito na política e sei que o Congresso é capaz de desenvolver ações para mudar essa situação”, afirma Christiane.
Preservação – A deputada Rebecca Garcia participou do encontro e apóia o movimento. Rebecca lembra que o mundo está caminhando na direção do desenvolvimento sustentável e que Brasil não pode estar na contramão. De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Datafolha, 94% dos entrevistados preferem a suspensão do abate de árvores, mesmo que isso signifique frear o crescimento da produção agropecuária. A opção de autorizar mais desmatamento para aumentar a produção foi escolhida por apenas 3% dos entrevistados. Saiba mais
Uma das estratégias defendidas pela deputada Rebecca Garcia para viabilizar o que é defendido pelo movimento Amazônia para Sempre é a compensação financeira aos pequenos produtores rurais e extrativistas pela manutenção da floresta em pé. “Essa contabilização da floresta em pé gerará importantes serviços ambientais como produção de água, melhoria da qualidade do ar, proteção do solo e contribuirá para a redução das emissões de gases do efeito estufa por desmatamento e queimada (conhecido como mecanismos de REED)”, afirma Rebecca.
Para aprimorar os conhecimentos sobre o assunto, a parlamentar realizará na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no dia 16 de junho, uma Audiência Pública para debater o pagamento por serviços ambientais, visando elaborar um Projeto de Lei que trate do assunto.
Movimento - Há dois anos, depois de visitar áreas devastadas do Acre, Christiane Torloni, com o apoio dos atores Victor Fasano e Juca de Oliveira, iniciou o movimento Amazônia para Sempre. Desde então, eles têm recolhido assinaturas em todo o País para o manifesto em defesa da floresta. Saiba mais
6 de maio de 2009
quarta-feira, maio 06, 2009