10 de novembro de 2009

Parlamento jovem

Rodrigo Furtado, representante do Amazonas

A Câmara dos Deputados recebeu nesta semana 78 estudantes brasileiros do ensino médio que participaram da 6ª edição do Parlamento Jovem. Como forma de estimular a democracia e o exercício da cidadania, o programa seleciona projetos de lei encaminhados à Câmara por estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país.

Na terça-feira de manhã (10), os jovens parlamentares participaram de sessão solene no Plenário da Câmara com diplomação e votação da mesa diretora. Cada chapa teve cinco minutos para apresentar seus projetos. O representante do estado do Amazonas, Rodrigo Furtado – 19 anos, afirmou que o Parlamento Jovem representa o amadurecimento político do país. Durante o resto da semana, os estudantes continuaram o trabalho nas comissões, onde foi eleita a presidência dos colegiados e distribuídos projetos, que foram relatados pelos jovens parlamentares. Os projetos aprovados foram levados a uma sessão simulada do plenário na sexta-feira, último dia do Parlamento Jovem.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um evento anual, regulado pelo Ato da Mesa 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara, de iniciativa do deputado Lobbe Neto. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos participantes são custeados pela Câmara.

Fonte: Agência Câmara e Ass. de Comunicação Dep. Rebecca Garcia