8 de fevereiro de 2010

Petrúcio Pereira Magalhães

Perdi, esta semana, a companhia de um dos homens mais determinados que conheci, Petrúcio Pereira Magalhães. Médico e jornalista, ele faleceu aos 68 anos, na sexta-feira, dia 5. Era diretor institucional das Unimeds Norte-Nordeste e um dos maiores entusiastas do cooperativismo, paixão que inoculou no filho, Petrúcio Pereira de Magalhães Júnior, atual presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/ Sescoop-AM).

Petrúcio pai formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, em 1971. Fez residência médica em Anestesiologia no Hospital Getulio Vargas, Rio de Janeiro, em 1972. Pós-graduou-se em Administração Hospitalar pela PUC-RJ, em 1972. Fez outra pós-graduação, desta feita em Medicina Esportiva, pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, em 1976.

Ele foi diretor do Pronto Socorro de Olinda-PE, chefe do Serviço de Anestesiologia do Hospital Geral de Recife (HGR), do Serviço de Anestesiologia do Hospital Agamenon Magalhães, em Recife (INPS), do Serviço Médico do 14º Batalhão Logístico de Recife, 1º Batalhão de Engenharia de Construção (Caicó-RN) e Colégio Militar de Manaus.

Aqui chegando, Petrúcio logo se tornou amazonense de coração. Foi, então, diretor clínico do Hospital Unimed Manaus, diretor de Assistência à Saúde da Semsa, diretor clínico da Maternidade Brigita Daou, e Consultor e Diretor de Saúde Metropolitano da Semsa.

Cooperativista convicto, Petrúcio foi vice-presidente da Federação das Unimeds Norte/Nordeste, membro do Conselho Deliberativo da Aliança Cooperativista Nacional Unimed e do Conselho de Administração da Unimed do Brasil, diretor administrativo da Unimed-Manaus, fundador e presidente da Federação das Unimeds da Amazônia Ocidental, da Cooperativa de Consumo dos Cooperados e Funcionários da Unimed-Manaus, fundador da Cooperativa de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas (Coopego-AM), fundador e membro do Conselho de Administração da Unicred-Manaus, fundador e presidente da Central das Cooperativas de Credito (Unicred) da Amazônia Ocidental e membro do Conselho Executivo da Federação das Unimeds do Norte/Nordeste.

Petrúcio faleceu como diretor institucional das Unimeds dos Estados do Norte/Nordeste.

Meus pêsames à família.

Rebecca Garcia
Artigo publicado no jornal Diário do Amazonas