10 de maio de 2010

Deputada vai a programa de TV e fala sobre a Copa de 2014

A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) participou na manhã, desta segunda-feira, do programa Conexão de Notícias, apresentado por Herman Marinho, da TV Cultura do Amazonas. Ao todo foram 15 minutos de debate. O tema da entrevista foi o trabalho que vem sendo realizado pela subcomissão de fiscalização da Copa de 2014, da Câmara Federal.

Ao ser questionada sobre os prazos das obras, a deputada que é relatora da Comissão, falou que essa é uma das maiores preocupações. Já que os primeiros prazos que venceram em janeiro foram transferidos para março e mesmo assim, não foram cumpridos. Agora, maio é o novo prazo, e ela espera que algo seja feito. Rebecca também explicou que as justificativas para esses atrasos vão desde licitações esvaziadas até a burocracia dos processos para a construção das obras. “Muita coisa tem atrapalhado o andamento das obras nos Estados. Desde órgãos que cobram documentação e esclarecimentos para conceder a liberação, até parlamentares que são contra as obras”, disse a deputada.

Além dos estádios, a mobilidade urbana e a estrutura das cidades também são fatores preocupantes. Para ela, tudo deve estar pronto em dezembro de 2012, para que no ano seguinte seja realizada a Copa das Confederações.

Ela ainda explicou que a Comissão solicitou da FIFA alguns esclarecimentos que tem gerado dúvidas, entre os organizadores e parlamentares. “Nós enviamos essa carta por meio do presidente da Câmara, Michel Temer, para esclarecer algumas questões, como o que acontecerá se os prazos não forem cumpridos? Com essas respostas oficiais vamos deixar os boatos de lado e trabalhar com coisas concretas”, falou.


Rebecca ainda abordou na entrevista a problemática dos aeroportos nas capitais que serão subsedes. “Um dos maiores problemas também é com a Infraero. Isso nos preocupa muito. Tanto que, na última quinta-feira, realizamos uma audiência com os responsáveis pela Infraero e queremos esclarecimentos sobre as obras nos aeroportos”, enfatizou Rebecca.

De acordo com a deputada, o estádio do Morumbi, em São Paulo, será o primeiro a receber os integrantes da Comissão, nesta sexta-feira (14.05).