O ditado popular “é melhor prevenir do que remediar” norteou a abertura do evento Parcerias Estratégicas e o Modelo de Fiscalização da Copa 2014, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na manhã de terça-feira (11). Segundo o presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, o órgão está se preparando desde agora para monitorar os gastos do Mundial, diante da grandiosidade do evento e dos altos números envolvidos.
Estavam presentes diversas autoridades, entre ministros, governadores, prefeitos e representantes das doze cidades-sedes brasileiras. O presidente da Subcomissão permanente de acompanhamento dos recursos públicos federais destinados à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), e a relatora Rebecca Garcia (PP-AM), também participaram da cerimônia.
O presidente Ubiratan Aguiar afirmou que desde o início, quando o Brasil foi eleito sede do evento, o órgão montou um Grupo de Trabalho para definir um modelo de fiscalização para investir mais na ação preventiva e pedagógica. O ministro Valmir Campelo será coordenador e relator de todos os processos relacionados ao tema. “O sucesso da Copa demanda o comprometimento da União, dos estados e municípios. Independente de quem terá a responsabilidade sobre as obras, a conta será paga pelo povo brasileiro e não podemos permitir irregularidades com esse investimento. Não podemos perder o jogo antes mesmo de entrar em campo”, afirma Aguiar.
Para a deputada Rebecca Garcia, relatora da Subcomissão da Copa 2014 na Câmara dos Deputados, o lançamento do portal e a assinatura do compromisso foi muito significativa. “Mostra que o país está tendo mais respeito com o dinheiro do povo. A realização de uma Copa do Mundo demanda gastos bilionários e quem vai pagar a conta é o povo, por isso tudo tem que ser feito com o máximo de transparência, seriedade e responsabilidade. A união entre o Congresso Nacional, o TCU e a CGU (Controladoria Geral da União) vai dar maior controle e inibirá as irregularidades”, comenta Rebecca.
Saiba mais em www.rebeccagarcia.com.br
13 de maio de 2010
quinta-feira, maio 13, 2010