26 de março de 2011

II Fórum Mundial de Sustentabilidade termina com saldo positivo

O último dia Fórum Mundial de Sustentabilidade, edição 2011, foi marcado por várias manifestações em favor do futuro do nosso planeta. Pela manhã, os participantes conferiram a palestra do ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Fábio Feldmann que teve o tema “Um projeto de sustentabilidade para o país”.

“O grande desafio que temos é o aquecimento global. O aumento da temperatura precisa ser controlado. Temos que ter uma nova ética com as futuras gerações. O Mundo mudou rapidamente e o Brasil tem que assumir a agenda do século XXI como o líder disso tudo”, disse Fábio.

Já à tarde, foram apresentadas palestras do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e do senador do Amazonas Eduardo Braga.
Bill Clinton começou falando do sucesso que o Brasil tem alcançado nos últimos 20 anos. Citou como exemplo, a missão militar no Haiti. E reforçou a ideia de que para se chegar ao desenvolvimento é preciso um bom governo, economia forte e ter como aliados ONGs, empresas, etc.

“O resto do Mundo precisa de vocês, brasileiros. Nós precisamos que vocês resolvam o que vão fazer e como vão fazer essa questão do Meio Ambiente. Vocês estão se desenvolvendo e precisam de mais eletricidade, energia. Mas, ao mesmo tempo, tem que preservar os nativos, as águas e as florestas. Vocês não podem criar um Mundo sustentável sozinhos, busquem cada vez mais aliados”, encerrou Clinton.

Para encerrar o ciclo de palestras, Eduardo Braga, apresentou “Desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica”. O senador se mostrou bastante otimistas sobre os resultados do Fórum e futuros negócios em benefício do Amazonas, que foram discutidos.

“O Amazonas é o Estado da Amazônia Brasileira mais preservado. O que nos diferencia dos outros Estados, é que aqui temos um modelo de economia e desenvolvimento sustentável de sucesso, chamado Zona Franca de Manaus. É por ela que estamos aqui e recebendo tantos elogios. É possível ter desenvolvimento com responsabilidade ambiental. Foi quando surgiu o nosso Zona Franca Verde, que é um compromisso social e ambiental com o povo do Amazonas. Nós sabemos o que fazer, precisamos de recursos”, falou Braga.

A deputada federal Rebecca Garcia participou de todas as atividades do Fórum e fez um balanço do evento. “Nós tivemos aqui no Fórum palestras muito importantes, temas bem atuais e com soluções que podemos aplicar à nossa realidade. Tenho certeza que saímos daqui com mais vontade de lutar pelo que é nosso, ou seja, nossa floresta, águas e o povo que aqui vive”, finalizou Rebecca.



HORA DO PLANETA

Durante a noite foi realizada a cerimônia de encerramento do evento, no Teatro Amazonas, por meio do ato simbólico, a “Hora do Planeta", para chamar atenção para o aquecimento global. A iluminação externa do teatro foi desligada durante uma hora.

A Hora do Planeta é promovida no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Após o ato, a Orquestra de Câmara do Amazonas com a participação de artistas locais e dos bumbás Garantido e Caprichoso presenteou os convidados. Em seguida, um coquetel nos jardins do Teatro, e um show de fogos de artifício.