Esta sexta-feira (25.03), o Fórum Mundial de Sustentabilidade apresentou quatro workshops de sustentabilidade. As atividades foram abertas pelo presidente do LIDE, João Doria Jr. Entre os workshops: Mecanismos de Mercado para Produção da Água; Construções Sustentáveis; Conservação das Florestas e Sustentabilidade e o planejamento para prevenção de Catástrofes Naturais.
Já na parte da tarde, o Fórum apresentou os palestrantes Richard Branson, Dam Werbach e Paul Hawken. Richard Branson é fundador e presidente do Grupo Virgin. Ele é criador do Desafio da Terra e do o Carbon War Room, que apóia esforços de redução de carbono por meio da remoção de barreiras de mercado para a implementação de tecnologias.
“Acredito que todo negócio deve ser uma força para o bem. Não apenas para ganhar dinheiro, mas ser um orgulho para a sociedade. Não podemos apenas esperar pelos governos, temos que trabalhar juntos”, disse Richard.
Em seguida, foi a vez de Dam Werbach é o autor do livro “Estratégia para a Sustentabilidade”, publicado pela Harvard Business Press. Como Chefe de Sustentabilidade Officer da Saatchi & Saatchi S, Werbach, ele lidera iniciativas de sustentabilidade no mundo todo, incluindo países como China, África do Sul e Brasil, assessorando empresas com faturamento anual de US $ 1 trilhão, incluindo a Wal-Mart, Procter & Gamble, General Mills e AT & T.
Para encerrar o segundo dia, foi apresentada a palestra de Paul Hawken que dedicou sua vida a mudar a relação entre negócios e meio ambiente. Seu trabalho inclui iniciar e gerir negócios ecológicos, escrever e ensinar sobre o impacto do comércio no meio ambiente e prestar consultoria a governos e empresas no desenvolvimento econômico, ecologia industrial e política ambiental.
A deputada Rebecca Garcia acompanhou as palestras e se mostrou bastante otimista quanto aos resultados do Fórum. “Hoje tivemos palestras muito boas, com sugestões que podemos colocar em prática para ajudar a desenvolver ainda mais a ideia de sustentabilidade no Amazonas. Somos capazes de fazer grandes mudanças”, finalizou.