1 de abril de 2011

III Fórum das Águas mobiliza mais de mil pessoas

A tarde do III Fórum começou movimentada com a exposição dos stands, no pátio do Ifam. Ao todo dez instituições expuseram materiais, trabalhos, estudos, pesquisas e divulgação para o público. Entre elas, UniNilton Lins, Inpa, Fundação Amazonas Sustentável, Águas do Amazonas, Ifam, GreenPeace, etc. Em outro ambiente, os participantes assistiram a vídeos sobre meio ambiente e preservação das águas. Já no auditório central, foram apresentadas palestras de Jane Crespo, coordenadora de Meio Ambiente do Prosamim. Jane falou sobre o Programa, seus objetivos e expectativas. Em seguida, foi a vez do diretor técnico da empresa Águas do Amazonas, Arlindo Salles. O engenheiro trouxe o tema “A evolução do saneamento em Manaus”. “Nós temos grandes desafios como o desabastecimento e até mesmo a mortalidade infantil. Esta tinha um índice de 30 para cada 1 mil crianças. E hoje esse quadro já melhorou. Vemos que a qualidade da água afeta todos os sentidos da vida do homem e Manaus tem ganhado melhorias”, disse Arlindo.







Itinerante

Aproximadamente 60 participantes do Fórum também tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Água da Ponta do Ismael, localizado na Compensa, Zona Oeste de Manaus. Lá, conheceram as instalações e todo o processo de captação, tratamento e distribuição.


Outra atividade extra foi realizada pela Ong SOS Mata Atlântica, que levou mais de 80 pessoas para ver de perto como se faz uma coleta e análise de água. No auditório central ainda foi apresentada uma palestra sobre a redução do consumo de água, apresentada pelo representante do Grupo Simões.

Encerramento

Já na parte final do Fórum foi realizado um coffee break para os convidados. Logo após, a deputada estadual Conceição Sampaio e a deputada federal Rebecca Garcia agradeceram a presença de todos e anunciaram que o evento superou todas as expectativas, inclusive de público, já que mais de 1.300 pessoas passaram pelo Fórum.

“Eu tenho certeza que nós cumprimos nosso dever e mais que isso, como formadores de opinião, vocês vão levar a mensagem do Fórum para todos os lugares, para a comunidade, para a escola. Como falamos aqui, a água é bem econômico e tem que ser vista como tal. E até o IV Fórum em 2012”, finalizou Rebecca Garcia.