5 de abril de 2011

ONG MARIA BONITA - Campanha pela não violência contra a mulher



A violência contra a mulher tem ocupado cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Mas, isso não reflete nenhum resultado positivo. Ao contrário, mostra a necessidade de ações urgentes para conscientizar a população sobre essa questão. Entre os motivadores de tal ato, está a desigualdade de poder. É aí que surgem os papéis de vítima/vilão. As pessoas escolhem de que lado está mesmo que inconscientemente. Assim, culturalmente, a mulher é educada para ser mais passiva e o homem, treinado mais para a ação e para ser “guerreiro”.

Mesmo com toda a revolução feminina, a mulher ainda sobre quando se trata de relacionamentos. A maioria passa a vida inteira no papel de vítima, não conseguindo sair da situação de desigualdade de poder, aceitando com isso a hostilidade do companheiro. Ao contrário, o homem, nas últimas décadas ganhou outras vantagens. Além de continuar sendo o dominador.

Neste contexto, o relacionamento afetivo se mostra como a brecha, isto é, o espaço onde o homem tem a possibilidade de compensar perda de poder. Surgindo com isso, a violência que pode ser entendida como uma doença do relacionamento e no casal se manifesta aos poucos, com o crescimento da hostilidade. Então, o que pretendemos é a cura esta doença.

Mas, não basta a mulher se ver livre do agressor, ela precisa se libertar do real inimigo. E este inimigo é um conjunto de coisas que ela carrega como a crença na sua fragilidade, na falta de merecimento do melhor, na falta de poder diante da situação, na sua visão de que não tem escolha e outras cognições restritivas, que lhe fecham as portas para as soluções.

Por isso mulheres saiam do papel de vítima e sejam protagonistas. Somente assumindo a responsabilidade total pelo seu bem-estar, a mulher pode vencer seu medo e a violência. E isto ela conseguirá buscando ajuda, lendo e discutindo sobre o seu problema com quem entende. E por essas e outras razões que a ONG Maria Bonita criou a Campanha “Mexeu Com a Lei, Mexeu Comigo!”. A mobilização pretende chamar a atenção da sociedade para a Lei Maria da Penha, para que ela seja cumprida realmente.

Vamos entrar nessa luta!!!!