30 de setembro de 2011

Seminário apresenta palestras sobre a participação da mulher na Política



O Seminário sobre Reforma Política tem como objetivo debater a participação da mulher na Política. E com isso, chamar a atenção para que as mulheres, além de se interessarem sobre o tema, também passe a se candidatar.

Palestras
A primeira apresentação foi da senadora Vanessa Graziottin (PC do B), que expôs alguns itens da Reforma Política e de que forma essas questões irão atingir às mulheres.


"Nós já conseguimos muitas mudanças. Do eleitorado brasileiro, as mulheres representam 52%. E mesmo assim, só ocupamos 10% dos cargos políticos.Por isso, precisamos que mais mulheres estejam no parlamento. Temos que marcar presença em uma política que nos dê estabilidade", comentou Vanessa.


História
Depois, a socióloga, Márcia Oliveira, falou um pouco sobre parte histórica da participação da mulher na política brasileira. "Nem sempre a mulher foi oprimida. E os estudos mostram que em algumas sociedades, como na Amazônia, as mulheres sempre tomaram à frente nas decisões. Por isso, falamos que quem define os pápéis somos nós mesmos. É o homem e a mulher em conjunto e não separadamente", completou.

Reforma Política
A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) fechou o ciclo de debates do Seminário. A parlamentar apresentou a palestra "A participação da Mulher na Política" e dentro do tema, Rebecca também falou sobre as principais conquistas da mulher no parlamento brasileiro.

"As mulheres precisam estar unidas e organizadas na Política. Precisamos aumentar a participação feminina. Isso porque as decisões de nosso país são políticas. E se nós não tivermos um lugar, um espaço garantido, não teremos como garantir que leis específicas para as mulheres sejam votadas. Não podemos deixar esse espaço em branco, falou Rebecca.


A deputada também abordou a questão das estatísticas das mulheres nas Câmaras e Assembleias. No Amazonas, por exemplo, dos 24 deputados, apenas duas são mulheres. E na Câmara Municipal, dos 38 vereadores, 7 são mulheres.