A Comissão Mista de Orçamento tem três reuniões marcadas hoje para votar o relatório final do Orçamento para 2012. Parlamentares da base aliada e da oposição ainda não têm acordo para votar a proposta. Ontem, ocorreram diversas reuniões reservadas com o objetivo de negociar um acordo para a votação do relatório do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), apresentado na segunda-feira (19). Mesmo assim, não houve avanços.
Sem consenso, o líder do DEM na comissão, deputado Claudio Cajado (BA), pediu o adiamento da votação para hoje - decisão que foi acompanhada pelos demais parlamentares. Na pauta das reuniões de hoje, além do parecer final do Orçamento, está o relatório sobre as obras com indícios de irregularidades graves que ficarão proibidas de receber recursos novos em 2012.
Apesar dos problemas, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), se disse otimista em relação a um acordo para a votação. “Em termos de reação [do governo], o Orçamento está bem encaminhado”, disse ele, referindo-se às iniciativas tomadas pelo Executivo para votar a proposta, como a liberação de emendas individuais do Orçamento de 2011.
Se for votado hoje pela comissão, a proposta orçamentária deverá ser votada pelo Plenário do Congresso (sessão conjunta da Câmara e Senado) amanhã.
As reuniões da comissão hoje estão marcadas para as 14, 18 e 20 horas no Plenário 2.
Fonte: Agência Câmara
21 de dezembro de 2011
quarta-feira, dezembro 21, 2011