Pesquisa Datafolha de divulgação recente trouxe as primeiras indicações sobre o próximo confronto entre governo e oposição pelas prefeituras e revelou um conhecido padrão regional. No Norte e Nordeste, o apoio do presidente Lula será fator relevante na disputa eleitoral; no Sul e Sudeste é possível que esse mesmo apoio prejudique os candidatos governistas.
Na prática, esse padrão tem pouco a ver diretamente com a liderança de Lula e reflete uma realidade bem conhecida. Apoio do governo federal ajuda em eleições nas regiões mais pobres e pode ser negativo nas regiões mais ricas.
É preciso, contudo, firmar bem os conceitos. O apoio do governo federal de fato ajuda os candidatos de sua coalizão no Norte e Nordeste, mas o efeito negativo no Sudeste e Sul é condicional. Dependerá, por exemplo, de uma ação eficiente de desgaste do governo pela oposição. O fenômeno foi visto na eleição de 2006. No primeiro turno, Alckmin conseguiu derrotar Lula por margem folgada em vários estados do Sudeste e Sul. No segundo turno, não repetiu o resultado.
Fonte : CAC Consultoria Política