Representantes do Sindicato de Agentes Penitenciários Federais visitaram o gabinete da Deputada Federal Rebecca Garcia, nesta quarta-feira (15), para solicitar o apoio da parlamentar na alteração da Medida Provisória nº 441/08. A Medida Provisória dispõe sobre a reestruturação e a criação de cargos da Carreira de Agente Penitenciário Federal e dá outras providências.
De acordo com os sindicalistas, o Plano de Carreira instituído pela MP não possui conformação com a realidade do Sistema Penitenciário Federal. Eles solicitam uma estruturação adequada, por meio de um processo dialógico e democrático, respeitando-se o único cargo público de provimento efetivo deste Sistema. “Não temos como objetivo aumento salarial. Nosso pleito vai muito além: buscamos um plano de carreira digno, que dê ao nosso cargo uma perspectiva de valorização”, diz Junio Amaral, representante de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
A Deputada Rebecca Garcia reconhece a importância da reivindicação, mas na hora em que foi procurada não pôde intervir mais, pois a MP foi aprovada na noite de ontem, no Plenário. A matéria será discutida no Senado agora. Rebecca tentará fazer uma articulação política no Senado para checar quais adequações que podem ser feitas. “Ser um agente penitenciário é uma profissão de risco. Eles são responsáveis por cuidar e controlar presos de alta periculosidade. É uma carreira que precisa ser valorizada.”
16 de outubro de 2008
quinta-feira, outubro 16, 2008