Pertencente à Sama, a única mina de amianto em atividade no país, situada em Minaçu, Goiás, recebe, nesta sexta, dia 14, representantes do Grupo de Trabalho do Amianto da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Os parlamentares e assessores técnicos pretendem, basicamente, conhecer as instalações da indústria e as condições de trabalho dos seus servidores. Além da visita às instalações da mina, o GT também pretende conversar com dirigentes da empresa, trabalhadores e médicos; à noite o grupo deve participar de audiência pública na cidade.
A visita faz parte do roteiro de atividades do GT, que já percorreu a Bahia, esteve em São Paulo, e agora chega à mineração de Minaçu. O Grupo já ouviu mais de uma dezena de pessoas, entre técnicos e especialistas, trabalhadores e ex-trabalhadores, dirigentes de empresa e parlamentares; participou de três audiências públicas e várias reuniões.
O GT do Amianto, que é coordenado pela Deputada Rebecca Garcia, foi criado em 2007, no âmbito da CMADS, com o objetivo de fazer um diagnóstico atual da situação do amianto no Brasil, discutir os efeitos sobre a saúde e o meio ambiente, sua produção e comércio, bem como apresentar propostas para aperfeiçoar a fiscalização existente, métodos e normas de controle do produto. Além de Rebecca, ele é formado pelos seguintes parlamentares: Edson Duarte, PV-BA, relator; Givaldo Carimbão, PSB-AL; Antonio Carlos Mendes Thame, PSDB-SP; Jorge Khoury, DEM-BA.
Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho do grupo
12 de novembro de 2008
quarta-feira, novembro 12, 2008