Para comemorar uma grande conquista para o cooperativismo de crédito, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Conselho Consultivo de Crédito (Ceco) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), se reuniram na noite de quarta-feira (29), na churrascaria Porcão, em Brasília.
O cooperativismo de crédito celebra com muita alegria o histórico e fundamental marco legal para o setor, a aprovação do Projeto de Lei do Senado no. 293/99, que dispõe sobre a constituição, o funcionamento e a supervisão das cooperativas de crédito. O PL aguarda agora a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o qual em outras oportunidades já manifestou integral apoio ao propósito.
“Já vencemos várias etapas na luta pelas cooperativas brasileiras e esse agora foi um grande passo, uma vitória muito importante. A melhor forma de crescimento para o microempresário é pelo cooperativismo de crédito e a aprovação dessa Lei será uma ajuda essencial para muitas famílias”, comenta a deputada Rebecca Garcia, secretária geral adjunta da Frencoop.
Tal conquista foi um exemplo da comunhão de esforços focada na construção harmônica, democrática e convergente que resultou na aprovação do projeto. É fruto de uma ação conjunta, envolvendo representantes do segmento cooperativo de crédito, governo federal, por meio dos Ministérios da Fazenda e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como dos representantes do Banco Central do Brasil. Posteriormente, o trabalho foi complementado com apoio e brilhante condução da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que em 13 de agosto de 2008 aprovou o projeto na Câmara dos Deputados e, no último dia 24 de março, no Senado Federal.
30 de abril de 2009
quinta-feira, abril 30, 2009