8 de maio de 2009

Bancada do Amazonas discute o problema das enchentes

Na quarta-feira (6), a deputada Rebecca Garcia, participou da reunião da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional. Além dos parlamentares, estavam presentes o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto, representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e alguns prefeitos de cidades atingidas pela cheia dos rios.

Os parlamentares ouviram a situação atual dos municípios e as ações que a Secretaria está desenvolvendo para ajudar o Amazonas. Já foram enviados os seguintes itens humanitários: 31.650 cestas básicas; 7,5 mil kits de limpeza, 6 mil colchões, 8 mil cobertores, 7,5 mil toalhas de banho, 7 mil travesseiros, 8 mil mosquiteiros e 8 mil filtros de água.

“Ainda não é suficiente. Temos que tomar medidas definitivas e rápidas para resolver o problema das enchentes no estado. É preciso continuar com ações, em âmbitos federal, estadual e municipal, para contornar os problemas e amenizar as perdas das comunidades tradicionais. Agora a situação está calamitosa e o pior ainda está por vir, que é quando os rios começarem a abaixar. Então temos que nos prevenir para esse pior”, afirma Rebecca.

De acordo com Rebecca, em função das mudanças climáticas, não é possível dizer se a cheia que está ocorrendo é um evento isolado ou se esse é o cenário daqui para a frente. “Precisamos pensar em ações definitivas, para que o estado funcione na cheia ou na seca. Temos que melhorar a vida do caboclo amazonense, considerando a possibilidade de enchentes catastróficas anuais.”

Os parlamentares marcarão para a próxima semana audiências com os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima para pedir mais recursos para atender os municípios alagados, principalmente em obras de contenção e recuperação. Será também sugerida ao Governo Federal a edição de uma medida provisória prevendo a liberação desses recursos.