11 de novembro de 2009

União Européia e as mudanças climáticas

A deputada Rebecca Garcia (PP-AM) participou, na quarta-feira (11), de café-da-manhã com o Grupo Parlamentar Brasil-União Européia. O encontro tratou das mudanças climáticas e das posições que o Brasil e os países europeus vão levar para a Conferência das Partes (COP-15), em Copenhaguen, na Dinamarca.

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado afirmou o compromisso do governo federal em apresentar uma meta de redução das emissões voluntária. “O Brasil tem um nível de ambição muito alto na luta contra as emissões de gás carbônico. Vamos para Copenhaguen no sentido de contribuir com esse debate para conter a crise do clima. O país não se esconderá atrás de ninguém e nem deixará ninguém se esconder atrás dele.”, assegurou o embaixador.

O representante da comissão européia Arnold Jacques, segundo secretário da seção de Programas Ambientais da Comissão Européia no Brasil, afirmou que a união européia também está muito empenhada na mitigação e adaptação das mudanças climáticas. Segundo o secretário, a união européia defende a criação de mecanismos de redução das emissões por desmatamento e degradação ambiental (REDD), mas acredita que todos os países tem que assumir compromissos e responsabilidades.